Santa Casa da Misericórdia de Oeiras

Sondagem

O que acha deste site?

Centro de Acolhimento - Algés

Os Centros de Acolhimento desta Santa Casa, denominados por “Mãos Dadas para a Vida I” sito em Algés e “Mãos Dadas para a Vida II” sito em Paço de Arcos, são Projectos destinados a apoiar pessoas “Sem-abrigo” e pessoas com dificuldades sócio-económicas, abrangidas pelo Concelho de Oeiras.

Neste âmbito, os Centros de Acolhimento disponibilizados para este tipo de população, traduzem-se numa resposta para esta problemática, no sentido de assumir um papel preponderante na promoção de condições, que atendam às necessidades e visem a integração do utente, como participante na sociedade. Para tal, os Projectos a que nos dedicamos têm um papel muito importante, na procura da reinserção da população implicada, tanto a nível económico, social e cultural, conduzindo a uma autonomia pessoal, sendo estas as finalidades da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, a qual, como se depreende, intervém ao nível das relações humano-sociais.

Para além do apoio social, são servidas refeições diárias, sendo também facultados outros suportes de apoio, que as pessoas em situação de pobreza carecem, como se pode compreender nos textos seguintes.

Quem somos?

O Centro de Acolhimento de Algés, contemplado pelo Projecto “Mãos Dadas para a Vida I”, encontra-se em funcionamento desde o dia 8 de Dezembro de 2000. Foi criado num espaço conjunto de três Entidades:

-  A Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, responsável pelo Projecto, orientação Técnica, fornecimento de meios materiais, humanos, financeiros e atribuição das refeições;

-  A Paróquia do Cristo Rei de Algés, com a cedência e adaptação do espaço, para a implementação do Projecto e dinamização de voluntariado ;

-  A União Desportiva e Recreativa de Algés, com a cedência do espaço para o banho dos utentes (três vezes por semana) e tratamento das roupas dos mesmos.

O Projecto é composto por uma Técnica de Serviço Social, responsável pelo acompanhamento, uma Psicóloga, uma Auxiliar de Serviços Gerais e vinte e dois Voluntários.

A população-alvo é, na generalidade, definida como “Sem-abrigo”, contando-se neste momento vinte e três utentes.

O que fazemos?

Para além da refeição diária e dos lanches atribuídos a cada utente, incluídos feriados e fins-de-semana, são também facultadas roupas limpas, duas vezes por semana.

A Técnica responsável e a Psicóloga procuram articular todas as situações, com o Centro Regional de Segurança Social, Centro de Emprego de Cascais, Câmara Municipal de Oeiras, Junta de Freguesia de Algés, Centros de Saúde e outras Instituições necessárias, no sentido de reintegrar os utentes na Sociedade.

Dentro do Centro são asseguradas várias actividades, nomeadamente pinturas, jogos e leituras, promovidas pela Técnica responsável e acompanhadas pela Auxiliar de Serviços Gerais. São também dadas aulas de alfabetização e sensibilização, para cuidados de higiene, orientadas por voluntárias.

São também realizados passeios, organizados pela Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, pelas Vicentinas da Paróquia de Algés, em autocarros facultados pela Câmara Municipal de Oeiras, como também realizadas festas, tais como as de Natal e de Primavera.

Neste contexto, o Projecto “Mãos Dadas para a Vida I” procura conhecer os interesses da população-alvo que abrange, para conjuntamente com eles definir um Projecto de Vida, de forma a conduzi-los a uma inserção social.

Praceta dos Combatentes da Grande Guerra, N.º 139-B

1495-041 Algés

ver mapa

Horário - 9:00 - 17:30