Santa Casa da Misericórdia de Oeiras

Sondagem

O que acha deste site?

Centro de Acolhimento - Paço de Arcos

Os Centros de Acolhimento desta Santa Casa, denominados por “Mãos Dadas para a Vida I” sito em Algés e “Mãos Dadas para a Vida II” sito em Paço de Arcos, são Projectos destinados a apoiar pessoas “Sem-abrigo” e pessoas com dificuldades sócio-económicas, abrangidas pelo Concelho de Oeiras.

Neste âmbito, os Centros de Acolhimento disponibilizados para este tipo de população, traduzem-se numa resposta para esta problemática, no sentido de assumir um papel preponderante na promoção de condições, que atendam às necessidades e visem a integração do utente, como participante na sociedade. Para tal, os Projectos a que nos dedicamos têm um papel muito importante, na procura da reinserção da população implicada, tanto a nível económico, social e cultural, conduzindo a uma autonomia pessoal, sendo estas as finalidades da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, a qual, como se depreende, intervém ao nível das relações humano-sociais.

Para além do apoio social, são servidas refeições diárias, sendo também facultados outros suportes de apoio, que as pessoas em situação de pobreza carecem, como se pode compreender nos textos seguintes.

Quem somos?

O Centro de Acolhimento de Paço de Arcos, contemplado pelo Projecto “Mãos Dadas para a Vida II”, encontra-se em funcionamento desde o dia 28 de Outubro de 2002.

Este foi criado em parceria com três Entidades:

- A Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, responsável pelo Projecto, a qual disponibilizou os meios humanos, materiais, financeiros, orientação Técnica e atribuição das refeições;

- A Paróquia do Nosso Senhor Jesus dos Navegantes de Paço de Arcos, que cedeu o espaço para a manutenção do Projecto e promoveu acções de sensibilização para trabalho de voluntariado;

- A Junta de Freguesia de Paço de Arcos, que contribuiu na disponibilidade dos balneários municipais, do Jardim de Paço de Arcos, para a efectivação dos banhos dos utentes (três vezes por semana) e com um funcionário responsável, pela recolha e entrega das roupas na lavandaria da Escola Militar de Electromecânica.

Este Projecto é constituído por uma Técnica de Serviço Social, responsável pelo acompanhamento, uma Psicóloga, uma Auxiliar de Serviços Gerais e dezanove Voluntárias.

Quanto à população-alvo, esta é definida como “Sem-abrigo” e também por pessoas que têm casa, mas que vivem em situação de pobreza provocada por múltiplos factores, contando-se neste momento vinte e três utentes.

O que fazemos?

Todos os dias, incluídos feriados e fins-de-semana, é atribuída aos utentes uma refeição, lanche e distribuição de roupas, o que normalmente acontece dois dias por semana. Entretanto, a Técnica responsável e a Psicóloga procuram articular todas as situações, com diversas Instituições, tais como: Hospitais, Centros de Saúde, Centros Regionais de Segurança Social de várias áreas, Centro de Emprego de Cascais, Câmara Municipal de Oeiras, Junta de Freguesia de Paço de Arcos, que poderão ajudar de forma a reintegrar os utentes na sociedade.

Dentro do Centro são asseguradas actividades, promovidas e acompanhadas pela Técnica responsável e por duas Voluntárias, tais como: Jogos, pinturas, leituras e escrita.

São também realizados passeios, organizados pela Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, em autocarro facultado pela Câmara Municipal de Oeiras como também organizadas festas de Natal e de Primavera, e exposições das actividades dos utentes.

O Projecto “Mãos Dadas para a Vida II” procura conhecer os interesses e necessidades dos utentes que abrange, para com eles definir um Projecto de Vida, tendo em vista a promoção da cidadania, em cada um.

Localização

Travessa da Ermida, N.º 11 (Junto à Capela da Nosso Senhor Jesus dos Navegantes)

2780-590 Paço de Arcos

ver mapa