Quem somos?

Fundado em 1991, por mão da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, o Grupo de visitadores de S. João de Deus conta com perto de 30 anos de atividade e cerca de 60 membros voluntários, cuja finalidade superior é a de visitar os doentes/reclusos do Hospital Prisional de S. João de Deus, em Caxias.

O que fazemos?

Uma vez por semana, à sexta-feira, único dia aberto aos Visitadores, visitamos as enfermarias do Hospital Prisional, incluindo a área de Psiquiatria, durante duas horas. Conversamos com os reclusos, tentando dar-lhes um sinal de que a sociedade “lá fora” não os esqueceu e, qualquer que seja o motivo que os levou àquela condição, este Grupo os apoia no sentido da sua recuperação como pessoas e cidadãos, com vista à sua futura reinserção na comunidade.

Paralelamente a esta “Visita Solidária”, iniciámos, em 2006, o projeto “Encontros de Leitura” que decorre igualmente às sextas-feiras, para reclusos previamente inscritos, com o intuito de promover o gosto pela leitura e desenvolver capacidades de análise e crítica sobre os mais variados temas. Neste mesmo espírito, promovemos um Concurso de Escrita anual, que culmina numa sessão de encerramento com a entrega de diplomas e prémios para os melhores textos, orientada por atores, declamadores e músicos expressamente convidados para o efeito.

Anualmente, em colaboração já de longa data com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), organizamos uma “Tarde Musical”, surpreendentemente bem acolhida pela população prisional e por todos os que a ela assistem. 

Na nossa atividade, procuramos ouvir as necessidades dos reclusos/doentes, quanto mais não seja como “ombro amigo”, mas sempre que possível também em ações concretas que, apesar de minúsculas quando comparadas com as suas necessidades, ajudam por vezes a resolver situações de grande dramatismo.

Alguns Exemplos:

– Oferta de óculos, cadeiras de rodas, material de escrita, etc. a reclusos mais desfavorecidos;

– Organização, no Natal e na Páscoa, de lanches, acompanhados de grupos de cantores e músicos, com oferta de um pequeno cabaz de Natal;

– Oferta de livros às Bibliotecas do Estabelecimento;

– Acompanhamento/transporte de reclusos quando em saídas precárias;

– Apoio logístico e/ou financeiro a familiares de muito poucos recursos por forma a possibilitar uma ou outra visita;

– Acompanhamento/transporte até Instituições de carácter social de reclusos libertados que não dispõem de qualquer apoio familiar e que necessitam de tratamento continuado;

– Acompanhamento, ainda que de forma incipiente, por falta de meios, de reclusos libertados com necessidades humanas ou materiais na sua nova vida.

Atividades*

Uma boa parte destas atividades integram um planeamento articulado com a Direção do Hospital Prisional de S. João de Deus, sempre com o intuito de dar resposta a carências sociais e de âmbito lúdico-pedagógico.

Após um período de realidade pandémica, o Grupo prevê retomar as atividades tendo proposto para o ano de 2021/2022:

Na nossa atividade, procuramos ouvir as necessidades dos reclusos/doentes, quanto mais não seja como “ombro amigo”, mas sempre que possível também em ações concretas que, apesar de minúsculas quando comparadas com as suas necessidades, ajudam por vezes a resolver situações de grande dramatismo.

*agendamento e dinâmicas sujeitos a confirmação.

Visitas Solidárias

Semanal

Entre 1.30h – 2.00h

Reclusos internados

Reclusos sinalizados

Encontros de leitura

Semanal

Duração até 2.00h

1 orientador

Leitura e análise de textos

Concurso de Escrita

Concurso temático 

2 meses para execução e apresentação dos trabalhos

Júri constituído por leitores internos e convidados externos

Sessão de encerramento na Capela, com atribuição de diploma e outras ofertas, e leitura dos trabalhos vencedores

Visitas Solidárias

Concerto anual

Orquestra da Câmara Municipal de Cascais e Oeiras

Alargar horizontes para a música clássica.

Oferta de Bens

Lanche Páscoa
  • Oferta de material de escrita;
  • Oferta de material de leitura;
  • Oferta de material de terapia ocupacional na psiquiatria.
Lanche Natal
  • Oferta de cabaz, contendo roupa interior;
  • Oferta de postal de Boas Festas para envio à família.
Outros Apoios
  • Oferta de vestuário;
  • Acompanhamento e transporte de reclusos;
  • Acompanhamento e transporte de familiares.
Somos gratos aos voluntários, pela sua disponibilidade e afeto.
Faça parte deste grupo.