O Projeto “Mãos Dadas Para a Vida”

O Projeto “Mãos Dadas Para a Vida”, tem como objetivo, fomentar algumas propostas consideradas primordiais, junto da população em situação de pobreza extrema e exclusão social, designadamente as Pessoas em situação de sem abrigo, através da promoção da inclusão e coesão social, respondendo de uma forma eficiente e eficaz aos obstáculos sociais emergentes, desenvolvendo estratégias para a intervenção e resolução destes desafios.

Para se poderem desenvolver estas propostas, foi necessário criar um espaço de acolhimento, o que aconteceu em Dezembro de 2000 em Algés, com a participação de três Entidades:

– A Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, Promotora e Gestora do projeto, coordenação Técnica, fornecimento de meios materiais, humanos, financeiros e atribuição das refeições;
– A Paróquia do Cristo Rei de Algés, com a cedência e adaptação do espaço, para a implementação do projeto;
– A União Desportiva e Recreativa de Algés, com a cedência do espaço para higiene pessoal das pessoas que beneficiam do apoio do Projeto (três vezes por semana).

Em outubro 2002 surge a necessidade de alargamento do projeto para um novo espaço em Paço D’Arcos, igualmente em esforço conjunto entre as seguintes entidades:

– A Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, Promotora e Gestora do projeto, coordenação Técnica, fornecimento de meios materiais, humanos, financeiros e atribuição das refeições;
– A Paróquia de Paço D’Arcos, com a cedência e adaptação do espaço, para a implementação do projeto;
– A União Freguesias Oeiras, Paço D’Arcos e Caxias, com a cedência do espaço para higiene pessoal das pessoas que beneficiam do apoio do Projeto (três vezes por semana).

O Que Fazemos

As pessoas que se deslocam ao espaço, podem contar diariamente com:

– Alimentação;

– Higiene pessoal;

– Serviço de lavandaria;

– Atendimento/acompanhamento/ encaminhamento;

– Apoio psicossocial.

Podem ainda participar em atividades sócio culturais, como:

– Alfabetização;

– Inglês; 

– Artes Plásticas;

– Dinâmicas de grupo;

– Festas;

– Passeios.

Parceiros

Para a execução das acções propostas para o espaço, além da Equipa Técnica do Centro,  contamos com a participação ativa de entidades parceiras, na disponibilização de recursos e meios, bem como no suporte de condições de integração e coesão social.

Parcerias locais: Inst. da Segurança Social – Serviço Local de Oeiras; Câmara Municipal de Oeiras; Agrupamento de Centros de Saúde de Oeiras e Lisboa Ocidental; Juntas de Freguesia; Policia de Segurança Pública (Comando de Oeiras); IDEQ – Inst. de Prevenção e Tratamento de Dependências Químicas); CHLO – Hospital S. Francisco Xavier e Egas Moniz; outras Instituições/Entidades que se encontram representadas no Concelho Local de Ação Social de Oeiras.

Desde Setembro 2009, a Instituição, encontra-se representada no NPISA/Oeiras – Núcleo de Planeamento e Intervenção com Pessoas em Situação de Sem Abrigo.

Este grupo tem como objetivo, desenvolver uma atuação especifica junto das pessoas em situação de sem abrigo, no Concelho de Oeiras, e é composto pelas Entidades: Câmara Municipal de Oeiras, Instituto de Segurança Social,IP, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental), Unidade de Saúde Pública do Agrupamento dos Centros de Saúde de Oeiras e Lisboa Ocidental, Instituto de Prevenção e Tratamento da Dependência Química e Comportamentos Compulsivos (IDEQ), Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, Associação de Reabilitação e Integração Ajuda (ARIA), Policia de Segurança Pública (Comando Oeiras), Equipa de Tratamento Oeiras – ET Eixo Oeiras/Cascais, Hospital Prisional S.João de Deus, IEFP/ Centro de Emprego de Cascais.

Equipa

Toda a dinâmica do projeto está suportada numa equipa constituída por:

– 1 Socióloga (Responsável), 

– 1 Psicóloga;

– 2 Auxiliares dos Serviços Gerais, e;

– 13 Voluntários.

Centro Acolhimento Algés

  • Morada:

    Praceta dos Combatentes da Grande Guerra, N.º 139-B 1495-041 Algés

  • Telefone:

    +351 218 036 252

  • Horário:

    09.00h – 17.00h de 2ª feira a 6ª feira

    11.30h – 13.00h sábados, domingos e feriados

Centro Acolhimento Paço D’Arcos

  • Morada:

    Travessa da Ermida nº 11 – 2770-059  Paço D’Arcos

  • Telefone:

    +351 214 410 238

  • Horário:

    09.00h – 17.00h de 2ª feira a 6ª feira

    11.30h – 13.00h sábados, domingos e feriados