A correlação constante entre psicologia e saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas pela ausência de doença”, representando a saúde psicológica um elemento indissociável da saúde e do bem-estar em geral.
A saúde psicológica influencia determinantemente a forma como pensamos, sentimos e lidamos com as situações, nas decisões que tomamos e como nos relacionamos com os outros, sendo assim fundamental para que consigamos utilizar as nossas capacidades e competências da melhor forma. Isso irá permitir-nos lidar com o stress e com os desafios do dia-a-dia, nos diversos contextos, pessoais e profissionais.
A Psicologia tem aqui um papel fundamental, onde através das suas várias áreas de atuação nos mais diversos contextos, quer por intervenções mais individualizadas ou mais abrangentes ao nível da comunidade, trabalha para capacitar as pessoas de forma a conseguirem lidar com a sua vida, reforçando as suas competências e recursos e promovendo o bem-estar e qualidade de vida.
Encontramos serviços de Psicologia nos mais diversos contextos, como nas organizações, escolas, hospitais, desporto, serviços comunitários, justiça, entre outros, cuja importância tem vindo continuamente a ser reconhecida pela relevância e mais-valia que representa na vida das pessoas, e seu impacto na sociedade. Tudo isto tem levado a uma crescente consciencialização acerca da saúde mental e da necessidade (e direito) de estar emocionalmente bem, que felizmente se vem a verificar já nas gerações mais jovens e que é de grande importância, pois como vimos, não há saúde sem saúde psicológica.
por Dr. João Alegria, Psicólogo Clínico e Coach