– Avaliação psicológica das crianças;
– Realização de reuniões com educadoras de infância, sob o objetivo de identificar, sinalizar e despistar problemáticas do desenvolvimento, do comportamento, emocionais afetivas, da relação ou outras;
– Apoio e aconselhamento clínico e/ou educacional às famílias em contexto das referidas problemáticas;
– Colaboração com outros técnicos, nomeadamente profissionais das Equipas Locais de Intervenção (ELI), técnicos de serviço social, terapeutas, professores, e técnicos de saúde;
– Encaminhamento e orientação de casos para outras instituições e/ou recursos da comunidade como sejam: Centros de saúde, Hospitais, Comissões de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens, Segurança Social, etc.
– Observação direta das crianças em contexto educativo (creche e jardim de infância) e aconselhamento técnico aos profissionais da infância;
– Realização de ações de formação com os pais, sobre as temáticas de desenvolvimento infantil;
– Coordenação de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva.