Importância da Saúde Mental
Fala-se cada vez mais de saúde mental, mas é grande o desconhecimento sobre esta problemática e os estigmas associados à mesma, que são ainda muito notórios.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença: “a saúde mental não é a simples ausência de doença, mas sim um estado de bem-estar em que cada indivíduo realiza seu próprio potencial, consegue lidar com os desafios normais da vida, consegue trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para a sua comunidade.”
Tal como a saúde física, a saúde mental é um elemento essencial e complementar à manutenção das funções orgânicas do ser humano. Assim, a promoção da saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha a capacidade necessária de executar suas funções pessoais e profissionais. Deve defender-se a ideia de que a promoção da saúde é bem mais importante do que o cenário de prevenir ou remediar a doença, embora o que aconteça nas sociedades organizadas passe por propor um sistema que cuida da doença e não um sistema que promova a saúde.
A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.
Além de ser determinante para a estabilidade física, a saúde mental está relacionada à qualidade da interação individual e coletiva. No cenário atual, buscar alternativas que possibilitem a harmonia nessas relações é uma urgente necessidade.
De acordo com os resultados obtidos no primeiro estudo epidemiológico nacional sobre saúde mental, Portugal é o segundo país da Europa com maior prevalência de doenças psiquiátricas (22,9%), logo a seguir à Irlanda do Norte (23,1%).
De forma a manter uma boa saúde mental deve evitar isolar-se, procure reforçar os laços familiares e de amizade e focar-se em diversificar os seus hobbies e interesses.
As decisões relativas à saúde mental não devem ser tomadas de ânimo leve, pelo que, se apresenta sinais ou sintomas de perturbação emocional, poderá recorrer à nossa Unidade de Saúde e agendar uma consulta com psicólogos ou psiquiatras que estão prontos a ajudar.
Marque a sua consulta:
+351 214 228 602 | Chamada para rede fixa nacional
#misericordiadeoeiras #colesterol #saudemental #unidadedesaúde #corpoclínico